Podcast – Internet: uma nova Região Cultural?

6 02 2010

A importância da cultura no planejamento estratégico de e-soluções é tão relevante que alguns pesquisadores chegam a propor que a internet seja tratada como uma “região cultural” à parte. Ou seja, estes profissionais (acadêmicos e/ou práticos) sugerem que modelos de análise e entendimento de culturas (como os valores culturais propostos por Geert Hofstede) não se aplicam à internet, pois o ambiente on-line possui características muito particulares. Em alguns casos, pessoas de culturas diferentes (e, por consequência, com percepções e expectativas distintas em relação à sua experiência no mundo digital) adotam comportamentos e valorizam coisas semelhantes na internet – o que jamais fariam no mundo off-line!

É vital que a presença online de sua empresa (se for uma organização internacional/multinacional então…) esteja preparado para ser uma potente ferramenta de comunicação e relacionamento no ambiente em que está inserida. Por isso, conhecer bem como é a cultura local, o que seus stakeholders valorizam, como se aproximar deles e como se tornar mais familiar é peça-fundamental no sucesso de qualquer empreendimento on-line.

Ouça agora o podcast: Internet: uma nova Região Cultural?

Referências:

Essa surpreendente e relevante relação de Cultura e Internet tem me motivado a estudar muito o assunto. A seguir, recomendo algumas fontes de conteúdo sobre o tema. Infelizmente, a literatura associando características sociais com o ambiente online são raras no Brasil. Assim, quase todas as minhas sugestões são em inglês:

Anúncios

Ações

Information

One response

8 02 2010
Renata Fern

Oi Nino! Acho intrigante essa distinção entre o mundo online e offline. É claro que existe diferença. Um é ponte para o outro. Sei que não preciso explicar isso pra vc e tenho certeza que vc tb já deve ter percebido que essa distinção muitas vezes vem num tom pejorativo, como se na internet tudo fosse falso. Coisa de ignorante, claro! A internet abre caminhos e oportunidades de maneira mais fácil que no dia a dia. Geralmente, sem custo ou com valor acessível. Mas voltando ao tema – podcast – acredito sim que essa forma de expressão seja responsável por novos nichos.
Eu só não faço uso do gengibre ainda porque não tenho um equipamento legal. Preciso de silêncio e um bom microfone! =D

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: