NOVO SITE – Nino Carvalho mudou o endereço!

6 09 2010

Por favor, acesse o novo site:

http://ninocarvalho.com.br

Anúncios




Experiência da Marca – caso do Camarote Brahma (eu fui!)

21 02 2010

Há uns meses li em um livro (please, não me cobre qual livro – são 4 da matina, thanks) que branding é o processo de pegar um consumidor que desconhece uma marca (ou não se interessa / não liga) e transformá-lo em um advogado ou defensor (da marca, produto, serviço). Pois bem, acho que entendi melhor o que isso significa depois da experiência de hoje no Camarote Brahma.

Cheguei na “concentração” do camarote umas 22h. Antes mesmo de entrar em qualquer fila ou mesmo pegar credencial, já estava meio emburrado… Odeio carnaval, tava super cansado (trabalhei o dia todo!), tava semi-resfriado, não curto esses ambientes de artista/celebridade etc e, além de tudo, não sou lá nenhum fã de cerveja…

Aos poucos, esses sentimentos e impressões negativas foram mudando. Pra começar, a organização do credenciamento (foi no Porcão Rios – um restaurante super badalado do Rio) estava impecável. Honestamente? Acho que nunca vi um credenciamento de convidados/imprensa tão bem azeitado: a fila andou rápido, muita gente acessível pra orientar sobre os próximos passos, tudo com segurança, computadores, foto, crachá… só sei que em menos de 10 minutos (isso mesmo – 10m) eu tava de camisa da Brahma, pulseirinha VIP e entrando no ônibus que levava os convidados ao sambódromo (ah, de quebra, ainda ganhei um par de havaianas de brinde – pedi no. 36 e a minha gatinha foi quem se deu bem nessa).

Chegando lá na Sapucaí, mais sinais positivos: havia umas três pessoas recepcionando quem descia do ônibus. Olhei em volta e vi > um lounge com sofazinho e puff pra relaxar, um restaurante (exato, um restaurante com buffet e comida verdadeiramente boa), um bar (e aí rolava chopp, Brahma Black, snacks etc), um fumódromo (powered by Dunhill, da Souza Cruz) e zilhares de geladeirinhas carregadas de latinhas (de Pepsi, Guaraná, cerveja etc), além de água, Ice Tea e Gatorade. Tudo muito limpo e organizado.

Comecei a andar pela área fazendo uma espécie de reconhecimento. Aqui vale um parêntesis – pros solteiros, o local era o céu. Não só pela bebida infinita, mas pq certamente aquele era o lugar com mais pessoas lindas (homens, mulheres, altos, magras, coroas, modelos, jiu-jitsers… pra tudo quanto é gosto) do planeta depois da Mansão Playboy. Mas, pra mim, havia outro santuário – um localzinho com três laptops com internet megafast e quatro TVs de umas 40 polegadas passando de samba até Ultimate Fighting (essa área era powered by Net) #iamnerdyes.

Depois de pegar umas águas sentei ali e comecei a tuitar. Bem, não sou muito de ficar descrevendo eventos ou “cobrindo” atividades. Talvez só faça isso no #SouMaisWeb por motivos óbvios (aliás, o próximo evento é justamente sobre eBranding, de repente vale abordar o case lá). Fato é que postei quase 60 twitts em umas 4h. Achei até que poderia ter perdido seguidores por encher o saco falando só de camarote Brahma (com direito a umas tiradas de onda etc) mas, pelo contrário, ganhei 20 seguidores novos!

O bacana é que, relendo meus posts, dá pra perceber direitinho como a experiência que a marca proporcionou foi fazendo efeito. Meu primeiro twitt foi meio “legal, mas só tem gente estrela / celebrity wannabe”. Lá pelo quarto ou quinto post já tava querendo beber, mesmo sem gostar tanto de cerveja! E aí a coisa começou a fluir

De fato, me chamou muito a atenção a estrutura, organização e serviços oferecidos. Isso, somado às pessoas (que de lindas e marrentas passaram a ser lindas, gente boa e interessantes rsrsrs) e às interações que travei pelo Twitter, foi tornando o momento bem prazeroso e divertido. Alguns colegas perguntaram sobre minhas skills no samba, outros ficaram com a boca seca por cerveja, alguns se mostraram sambistas viciados, e teve até seguidor que ficou de olho grande rsrsrs! E, claro, sempre tem aqueles que desafiam a morte em troca de diversão ilimitada…

Bem, em certo momento passei a tentar acompanhar o trabalho do pessoal do Twitter @camarote_n1. Eles (na verdade, elAs, eram umas três meninas eu acho) começaram meio tímidos, mas tb foram pegando no tranco e encheram a timeline com muita foto bacana, detalhes sobre os shows e acabaram conseguindo passar um pouco da emoção e do calor que rolava no camarote aos seguidores. Quando comentei que eles poderiam ter chamado blogueiros pra dar um enfoque diferente ao evento, eles logo trataram de dizer que haviam, sim, convidado alguns e até pediram dicas de quem poderia ser chamado no futuro (sugeri o Pedro Cardoso e o Roney, por exemplo). Achei bacana essa abordagem próxima e humilde de interagir com outros tuiteiros. Em uma ocasião, a @aquelaq cometou sobre uma foto tremida e eles responderam na boa (e com razão, eram 2000 pessoas, todo mundo pulando, brincando, não dava pra pegar ninguém/nada parado!).

Eu, claro, tratei de mexer meus pauzinhos (calma, pessoal, sem sacanagem…) e logo logo descobri uma das twitteiras. Fui seguindo a menina até os tais containers de imprensa e, não satisfeito em invadir o Press Room, ainda forcei a dita cuja a tirar uma fotinho comigo rsrsrs. Pela minha expressão de alegria acho q já dá pra dizer que o branding experience funcionou, né? 😉

O pessoal que cobriu o evento pelo perfil do Camarote Brahma tb tá de parabéns. Souberam postar conteúdo relevante pro público-alvo, interagiram muito (e muito bem) com quem falava com eles, ouviam críticas (talvez o mais importante e mais difícil nas redes sociais…), aceitavam sugestões e até atendiam a pedidos (isso vai acostumar mal o pessoal pro próximo carnaval hein… já tô até com listinha horripilante de pedidos aqui comigo!). Eu cheguei a procurar como as outras empresas/camarotes estavam agindo nas redes sociais. Honestamente, não consegui pescar nada de interessante (nada!), o que é uma pena, já que tá todo mundo aprendendo junto e postar uma coisinha ou outra, uma foto aqui e outra ali, é muito melhor do que nada (sem mencionar que é muito mais bacana e respeitoso com os clientes e tietes…). Me surprendeu ver que a Devassa, concorrente direta, não tinha nada próprio nas redes sociais (se tinha foi tão mal planejado q nem o Google pegou…).

Bem, quando o cansaço foi batendo, fiquei um pouco preocupado com a volta. Achei que ia ser aquele inferno… ledo engano. Rolava ônibus voltando pro Porcão Rios a cada 10 ou 15 minutos e, como se não bastasse, lá do Porcão até em casa os caras ainda pagaram taxi. Por alguns minutos cheguei a desejar ter mais momentos de celebrity na minha vida!!

Ah! Claro, já ia me esquecendo… do camarote dava pra ver as escolas de pertinho, mas tava tão bacana o ambiente off-sapucaí (shows, musica bacana, ar condicionado, bebida e comida à beça etc) que eu nem parei dois minutos pra ver a Mangueira e as outras entrando (sim, tinha que falar uma besteirinha dessa rsrs).

Enfim… excelente o trabalho de branding da Brahma. Realmente fez diferença. Até posso continuar preferindo vodka, mas sempre que a vontade de cerveja bater, é certo que eu vá optar por Brahma e, talvez, isso ainda me remeta aos momentos divertidos do camarote por uns bons anos…

Sei que sou chato pra caçamba, super crítico em relação a ações de marketing, aponto falhas quando existem, mas também saliento cases positivos quando valhem a pena. E, neste caso, a Brahma tá de parabéns. O Camarote Número 1 foi nota DEZ e me converteu totalmente, fantástico! 😉

Pra finalizar, lembro que tava conversando com dois amigos em um almoço na semana passada sobre o investimento mega que essas empresas fazem no carnaval, com os camarotes etc. A conclusão do almoço foi que era loucura gastar tanto dinheiro com isso, que não dava retorno e tal. Bom, fiquei até 5 da madruga fazendo esse post e mais duas horas agora de manhã colocando links etc. Além disso, postei dezenas de coisas no Twitter (fora os diversos posts que troquei com followers!) e ainda tô aqui mega empolgado analisando a abordagem no Twitter, o marketing e o branding dos caras… e aí, você me diz – vale a pena ou não o investimento?


Veja mais





#soumaisweb – 13a Edição – eBranding

12 02 2010

INSCRIÇÕES
Para participar basta preencher esse formulário com seus dados

Esta será a primeira edição do #SouMaisWeb em 2010! O tema é eBranding – como gerenciar sua marca na internet e contaremos com uma das principais seleções de convidados de todas as edições.

O debate será no mesmo batlocal, Ibeu Copacabana, no sábado dia 13 de março, de 10h às 13h.

Uma das maiores dificuldades das empresas é entender como gerenciar sua marca no complexo ambiente digital. Os convidados, com visões diferentes e complementares sobre o assunto, irão tratar deste assunto e estimular a discussão sobre o cenário atual e perspectivas futuras do e-Branding – ou Branding Digital.

:: Quem vai participar

Gabriel Rossi (@digitalbranding)
Sócio fundador da consultoria em branding digital que leva o seu nome e profissional focado na construção e gerenciamento de marcas na websocial, considerado referência no Brasil sobre o assunto, com passagens por instituições como Syracuse/Aberje, Madia Marketing School, University of London e Bell School. Além de escrever e ser citado frequentemente sobre o tema, sendo colunista do portal Mundo do Marketing, lecionando no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM e colaborador de outros canais como Jornal O Globo, Jornal do Comércio, EcoDesenvolvimento, TV OAB, Nós da Comunicação, Correio Popular de Campinas, entre outros.

Andrei Scheiner (@inobvio)
Publicitário pela ESPM, MBA em Marketing Digital e Serviços (ESPM), Mestre em Comunicação Social pela PUC-Rio com pesquisa focada em branding, tatuagens e consumo. É responsável pela estratégia de e-marketing e de e-branding para América Latina e Reino Unido do projeto Incubator, no British Council, já tendo participado também do Online Transformation Programme na área de inteligência de e-marketing. Consultor em projetos para instituições como Infoglobo, Petrobras, IRB Brasil-Re, IBAM, DNPM, ONG Criar Brasil, CNPq, Fiocruz, ICOM/Unesco e FAPERJ. Possui artigos publicados em revistas acadêmicas e experiência como docente de disciplinas como e-marketing, mídia digital, criatividade & inovação, marketing estratégico, redação e criação publicitária na ESPM, UniFOA (Volta Redonda) e UniverCidade. Foi coordenador da ONG Instituto de Inteligência Coletiva (2008).

Danielle Meirelles (@dmeirelles)
Com 15 anos de larga experiência internacional em várias áreas de marketing e comunicação (publicidade, B2B, varejo, pesquisa de marketing, CRM e branding). CEO da DBrand, com atuação no Rio, São Paulo, Nova Iorque e Londres, além de palestrante em eventos nacionais e internacionais.

Fábio Carvalho (@fabiocarvalho) – MODERADOR
É Gerente de Novas Mídias da Textual Comunicação e tem vasta experiência em marketing e internet. Atuou na área Digital da Ediouro e, junto com parceiros como a Agência Frog, desenvolveu um dos principais cases em redes sociais no Brasil – O Leitor Voraz.

INSCRIÇÕES
Para participar basta preencher esse formulário com seus dados

Sempre mando, antes do dia do debate, um reminder pra todo mundo (não envio confirmação de recebimento do pedido de inscrição!). Com isso, a gente tá conseguindo montar uma rede bem legal de contatos e de profissionais feras nas diversas áreas de internet no Rio de Janeiro.

Veja também:

> O que andam falando do #soumaisweb no Twitter
> Mapa do local (Ibeu Copacabana)
> Veja resultados de busca no Flickr (fotos), Qik (vídeos) e YouTube (vídeos)
> Slides pra download das apresentações que já rolaram no evento
> Se quiser saber mais sobre o curso de pós-graduação em Marketing Digital, clique aqui






#soumaisweb – 12a Edição – Esportes e Internet

16 11 2009

INSCRIÇÕES
Para participar basta preencher esse formulário com seus dados

A última edição do #SouMaisWeb em 2009 será sobre Esportes e Internet. Esse tema ainda vai dar muito o que falar (temos as Olimpíadas no Rio, Copa aqui no Brasil etc), então achamos que poderia ser útil pra comunidade se já iniciarmos debates e começarmos a trocar idéias sobre o tema.

O debate será no mesmo batlocal, Ibeu Copacabana, no sábado dia 5 de dezembro, de 10h às 13h.

Vamos ter quatro feras participando. Todos têm muita experiência em esporte e em internet e vamos ouvir em primeira mão, por exemplo, o que empresas como O Globo, ESPN e Lancenet estão preparando para a Copa do Mundo de 2010, que será a primeira com um mega-impacto online (não só pelo avanço tecnológico, mas pelo foco inevitável na participação do usuário na produção / consumo de conteúdo).

:: Quem vai participar

Maurício Louro
Jornalista formado na Universidade Federal Fluminense,  duas pós-graduações: em Gestão de Marketing Digital, e em Jornalismo Cultural. Atualmente é Editor de Conteúdo do Lancenet! com atuação em jornalismo esportivo, desenvolvimento de comunicação em websites, jornais impressos, rádio, agência de notícias e assessoria de imprensa. Criador e instrutor do curso “Técnicas de Comunicação na Web”.

Márcio Mac Culloch Jr
Está à frente do projeto de cobertura do Mundial da África do Sul. Foi editor de esportes do site do jornal O Globo de 2001 a 2008 e atualmente é coordenador de projetos esportivos da Infoglobo. Comandou a cobertura on-line das Copas do Mundo da Coréia do Sul/Japão e da Alemanha; dos Jogos Olímpicos de Atenas e Pequim e dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007. É formado em comunicação social pela PUC-RJ, com MBA em gestão de negócios pelo IBMEC e pós-graduação em jornalismo pela Faculdade da Cidade-RJ.

Cássio Brandão
Publicitário, já realizou projetos para internet, celular e TV Digital. Iniciou sua carreira no start-up do iG. Teve passagens por Claro, Globo.com, TVA e Editora Abril. Hoje trabalha na ESPN como Gerente de Novas Mídias. Já foi premiado duas vezes com o iBest, uma com o Prêmio Info e recentemente recebeu o Prêmio ABANET com o projeto do ESPN.com.br. Está, nesse momento, envolvido em diversos projetos, entre eles o Planejamento Digital para a Copa do Mundo, a plataforma de VOD ESPN360 e a central de conteúdos para dispositivos móveis.

Cris Dissat (moderadora)
Jornalista formada pela UFF, pós-graduada em Gestão Estratégica de Marketing Digital (IGEC-Facha); blogueira desde fevereiro de 2004, quando criou o Blog Fim de Jogo. Atua também na área de jornalismo científico e é uma das sócias da Informed Jornalismo. Blogueira pioneira a acompanhar as coletivas da Suderj, além de ser parceira do Blog Meio de Campo (GloboEsporte), Gease-Fla, Central do Brasileirão e Blogão do Esporte. Membro do Ponto JoL, do site Jornalistas da Web e colunista do Nós da Comunicação.

INSCRIÇÕES
Para participar basta preencher esse formulário com seus dados

Sempre mando, antes do dia do debate, um reminder pra todo mundo (não envio confirmação de recebimento do pedido de inscrição!). Com isso, a gente tá conseguindo montar uma rede bem legal de contatos e de profissionais feras nas diversas áreas de internet no Rio de Janeiro.

Veja também:

> O que andam falando do #soumaisweb no Twitter
> Mapa do local (Ibeu Copacabana)
> Veja resultados de busca no Flickr (fotos), Qik (vídeos) e YouTube (vídeos)
> Slides pra download das apresentações que já rolaram no evento
> Se quiser saber mais sobre o curso de pós-graduação em Marketing Digital, clique aqui





#soumaisweb – 11a Edição – O Futuro das Agências

4 11 2009

Logo---Amarelo---soumaisweb---Amanda---2009_07_18

Enfim, depois de um tempo coletando e aprendendo com o que foi colocado da 11° Edição do #soumaisweb na internet, aqui vai um post consolidado com tudo (ou quase tudo, me perdoe – e me email! – quem ficou de fora) que foi produzido, antes, durante e após o evento. Por conta de tantos (bons) frutos colhidos nessa última edição, ficou difícil para o @ninocarvalho (já que agora o evento está sendo requisitado por outros locais – Juiz de Fora, BH, Fortaleza, SP, Floripa, Cuiabá etc) fazer esse consolidado. Por isso eu, @daniel_cintra, assumi essa tarefa de organizar o que foi dito sobre o evento. Espero que gostem 🙂

Bem, a última edição foi sobre “O Futuro das Agências – o que fazer para garantir a sobrevivência numa nova Era?“, e contou com a participação dos ilustres @superbenson, @rizzomiranda, @nickellis que deram show em suas palestras, além do moderador, o fera em conteúdo @acarvalho. A interação da platéia com os nossos palestrantes foi um dos pontos altos do evento, constituindo um dos principais diferenciais do #soumaisweb. A presença de @josetelmo, @roneyb, @raphaelcrespo, @fabiocarvalho e tantos outros, foi essencial para elevar o nível dos debates, contribuindo intensamente com as questões que envolviam como as agências estão tendo que se adaptar aos meios digitais. Como não poderia deixar de ser, mais uma vez o anfitrião Nino soube conduzí-lo com suas intervenções nasais em grande estilo.

Depois do debate, como já é tradicional, foi a vez dos nossos blogueiros darem show. Nem sei por onde começar, pois foram tantos posts de qualidade que fica difícil fazer uma seleção, mas vamos lá. Antes de mais nada, temos que agradecer de joelhos (as usual!) o @cristianoweb. O cara tava de casa, com conjutivite e ainda assim o maluco consegue fazer seu resumo muito divertido e cheio de inteligência.

Além dele, o @fabiocarvalho (meu companheiro de turma), postou no MeEmblogando uma análise bem detalhada do que aconteceu de mais importante no evento, com destaque para a polêmica do #portocainarede. Destaque também para o ótimo post de @LeoBraganca no PrezadosColaboradores, de @camilamariah no Comunic@H@bilidade e @bngaia no Palavras aos Pixes. O @lularibeiro, cada vez mais evoluído em SEO/SEM, também escreveu um artigo sobre a discussão de ser ou não especialista em redes sociais. Eu prefiro deixar a análise do evento com esses caras, pois eles falaram e falaram bem.

No entanto, nada supreende tanto quanto o engajamento online, que também bateu recordes, com mais de mil tuites postados durante o evento e mais de 100 páginas no twitter com a hashtag #soumaisweb. É a galera contribuindo em massa para disseminar a quantidade de informação relevante exposta por nossos palestrantes e pelos debates com o público.

Fica aqui então o agradecimento a todos que participaram (on e offline) do evento, em especial também ao Ibeu. Acho que nem preciso reforçar o quão gratificante foi assistir às palestras de feras da comunicação, e ver mais uma edição sendo realizada com sucesso, rendendo ótimos frutos. Agora, é esperar pelo próximo, sobre Esportes na Internet, e quem sabe um evento fora do Rio. Com certeza não será o público pois em qualquer lugar que vá a intenção é que ele continue gratuito, contribuindo como pode, na difusão de conhecimentos tão relevantes para nossa vida.

Ah! Apesar de trabalhar com ele, deixa eu dar uma cutucada e lembrar a todos que o Nino PROMETEU que ia dar pelo menos um ônibus pra levar os VIP do #soumaisweb e o pessoal da #posmktdig pra SP, quando for rolar a estréia do evento por lá… anotem aí e podem cobrar, viu?

Abaixo segue um compilado de tudo o que eu achei sobre a 11° Edição do #soumaisweb na internet.

> Quem colocou o que online? <

:: PPTS / RECOMENDAÇÕES DE LEITURA

:: MULTIMÍDIA

:: POSTS SOBRE O EVENTO

Veja também:

> O que andam falando do #soumaisweb no Twitter
> Slides pra download das apresentações que já rolaram no evento
> Se quiser saber mais sobre o curso de pós-graduação em Marketing Digital, clique aqui





#soumaisweb – 11a edição – O Futuro das Agências

6 10 2009


O próximo #soumaisweb será no dia 17 de outubro, sábado, de 10h às 13h, no auditório do Ibeu (veja o mapa do Ibeu Copacabana). O tema será O Futuro das Agências – o que fazer para garantir a sobrevivência numa nova Era?

A comunidade online tem falado muito sobre o futuro (sombrio?) das agências. As empresas que trabalham prestando serviços em Assessoria de Imprensa, Publicidade / Propaganda e RP estão vendo um novo mundo à frente e, infelizmente, muitas parecem estar à deriva da inevitável evolução digital.

Recentemente, motivado por muitas pessoas de listas de discussão e por papos no Twitter, publiquei um podcast sobre o assunto. Se você procurar sobre como as agências estão na internet, vão se surpreender com pesquisas e posts em blogs sobre o fiasco que é a entrada institucional destas empresas na internet.

A primeira pergunta que todos se fazem é: “Mas se as agências não sabem gerir sua própria presença na internet, como farão isso para seus clientes?”. Eu vou além – acho que a maior parte destes players não entendeu (ou não está preparado pra aceitar) como funciona esse novo mundo. Os modelos de negócio, inclusive, estão em teste.

Bem, outro motivador para trazermos o tema pra discussão é a forma como muitas agências tem procurado solucionar esse problema de sobrevivência no futuro. Algumas mudam de nome, dissassociando tudo que conquistaram com a marca analógica da recém-nascida marca digital. Outras confiam cegamente em seus “fornecedores de web”, pondo em risco uma das principais forças competitivas propostas por Porter, ficando à mercê da boa vontade do fornecedor.

Em meio a todas estas questões, decidimos fazer o #soumaisweb com quatro profissionais que vão enriquecer e estimular muito a interação com o público on e offline:

:: Debatedores

– Risoletta Miranda(@rizzomiranda)
Diretora-Executiva da FSB PR Digital (www.fsb.com.br), formada em jornalismo, MBA Marketing COPPEAD/UFRJ, especializada em Planejamento Estratégico de Marketing e Comunicação Digital e uma das criadoras do Conceito de VRM  – Virtual Relationship Management.

– George “Benson” Acohamo (@superbenson)
Publicitário formado pela Escola de Comunicação da UFRJ, pós graduado em Administração de Marketing. É Gerente de Comunicação Interativa da DPZ, com passagens por agências como Y&R, Africa, MLab e Fbiz, e ainda pelo portal Zip.Net e TV Globo.

– Nick Ellis (@nickellis)
Editor e autor do Digital Drops e Meio Bit, que juntos tem mais de 1 milhão de visitas únicas por mês. Com mais de 20 anos de experiência como designer e diretor de arte, atualmente trabalha na In Press Porter Novelli como Especialista em Mídias Digitais, cuidando da criação de conteúdo para blogs corporativos, monitoração online e criação de campanhas virais usando redes sociais como Facebook e Twitter.

– Alexandre Carvalho (@acarvalho)
Jornalista formado em 2003 pelas Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), há oito anos vem estudando as profundas mudanças que a internet vem provocando na comunicação digital, tanto no jornalismo quanto no marketing e na publicidade. Tem larga experiência em assessoria de imprensa, no atendimento a empresas dos setores de tecnologia e esportes, e atualmente é executivo de mídias sociais da LVBA Comunicação, cuidando exclusivamente das ações de RP da Nokia do Brasil para este segmento. Desde janeiro, mantém em atividade o blog Almanaque da Fórmula-1 , onde busca resgatar a história da categoria em seus quase 60 anos de existência.

INSCRIÇÕES
Para participar basta enviar um
email pra mim com:
– Seu nome
– Empresa e cargo
– Seu email
– Seu Twitter
– Como soube do evento

Sempre mando, antes do dia do debate, um reminder pra todo mundo (não envio confirmação de recebimento do pedido de inscrição!). Com isso, a gente tá conseguindo montar uma rede bem legal de contatos e de profissionais feras nas diversas áreas de internet no Rio de Janeiro.

Veja também:

> O que andam falando do #soumaisweb no Twitter
> Mapa do local (Ibeu Copacabana)
> Veja resultados de busca no Flickr (fotos), Qik (vídeos) e YouTube (vídeos)
> Slides pra download das apresentações que já rolaram no evento
> Se quiser saber mais sobre o curso de pós-graduação em Marketing Digital, clique aqui





#soumaisweb – 10a edição – Privacidade na Era da Intimidade Coletiva

1 09 2009

O próximo #soumaisweb vai ser no dia 12 de setembro, de 10h às 13h, no auditório do Ibeu (em Copa). O tema será Privacidade na Era da Intimidade Coletiva. Tenho visto muita gente dizendo que a privacidade será o principal ativo da internet nos próximos anos (encontrei muitos dados bacanas no eMarketer). Por isso, veio a idéia de abordar o tema aproveitando que um dos debatedores (pesquisador de renome internacional) estará no Brasil.

:: Debatedores

Claudio Hannig (@claudiohannig)
Diretor de Contas da Rapp Brasil e responsável pelo escritório carioca da agência. MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, Claudio trabalha há cerca de 7 anos com marketing de relacionamento e foi fundador do núcleo de comunicação dirigida da Petrobras.

Marcelo Thompson (@marcelothompson)
Professor Pesquisador Assistente de Direito e Tecnologia da Informação na Universidade de Hong Kong. Doutorando em Filosofia no Oxford Internet Institute, Universidade de Oxford. Mestre em Direito e Tecnologia pela Universidade de Ottawa, no Canadá. Foi Alcatel-Lucent Foundation Visiting Fellow no Hans-Bredow Institute for Media Research, na Universidade de Hamburg; Procurador Geral do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, da Casa Civil da Presidência da República; Advogado (concursado) e Chefe de Departamento na Área Jurídica da FINEP, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Fernanda Bruno (@fernandabruno)
Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e do Instituto de Psicologia, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Dirige o CiberIDEA – Núcleo de pesquisa em tecnologias da comunicação, cultura e subjetividade, dessa mesma universidade, e é pesquisadora do CNPq, onde atualmente coordena a pesquisa “Visibilidade, Vigilância e Subjetividade nas novas tecnologias de informação e de comunicação”. Dentre suas publicações mais recentes, destacam-se o livro Limiares da Imagem: tecnologia e estética na cultura contemporânea (Fatorelli, A. & Bruno, F. ORGS. Rio de Janeiro, Mauad, 2007) e diversos artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais sobre vigilância, visibilidade e subjetividade nas tecnologias de comunicação

Moderador – Andrea Thompson (@deathompson)
Jornalista pela PUC e pós-graduada em gestão estratégica de marketing digital. É analista de Novas Mídias do Multishow (Globosat) e já trabalhou em empresas como Globo.com, Rapp Worldwide e Jornal do Brasil. É pesquisadora de temas relacionados a novas tecnologias e seus impactos na comunicação e curadora especial do #soumaisweb.

INSCRIÇÕES
Para participar basta enviar um email pra mim com:
– Seu nome
– Empresa e cargo
– Seu email
– Seu Twitter
– Como soube do evento

Sempre mando, antes do dia do debate, um reminder pra todo mundo (não envio confirmação de recebimento do pedido de inscrição!). Com isso, a gente tá conseguindo montar uma rede bem legal de contatos e de profissionais feras nas diversas áreas de internet no Rio de Janeiro.

Vale dizer que a Arteccom vai dar revistas Webdesign e TI Digital gratuitamente durante o evento.

Veja também:

> O que andam falando do #soumaisweb no Twitter
> Mais sobre privacidade
> Mapa do local (Ibeu Copacabana)
> Veja resultados de busca no Flickr (fotos), Qik (vídeos) e YouTube (vídeos)
> Slides pra download das apresentações que já rolaram no evento
> Se quiser saber mais sobre o curso de pós-graduação em Marketing Digital, clique aqui